Segunda-feira, 30 de Maio de 2011

Precisa-se nutricionista mental. Entrada imediata

O catedrático de Havard, Andew Oitke, fez saber que, em sua opinião, na sociedade moderna, bem pior e mais nefasta do que a obesidade física se encontra a Obesidade mental - título que deu a um livro.

«Há apenas algumas décadas, a Humanidade tomou consciência dos perigos do excesso de gordura física por uma alimentação desregrada. Está na altura de se notar que os nossos abusos no campo da informação e do conhecimento estão a criar problemas tão ou mais sérios do que esses.»

 

Segundo o autor, «a nossa sociedade está mais atafulhada de preconceitos que de proteínas, mais intoxicada de lugares-comuns que de hidratos de carbono. As pessoas viciaram-se em estereótipos, juízos apressados, pensamentos tacanhos, condenações precipitadas. Todos têm opinião sobre tudo mas não conhecem nada. Os cozinheiros desta magna "fast food" intelectual são os jornalistas e os comentadores, os editores da informação e filósofos, os romancistas e realizadores de cinema. Os telejornais e telenovelas são os hambúrgueres do espírito, as revistas e romances são os donuts da imaginação.»

 

«Qualquer pai responsável sabe que os seus filhos ficarão doentes se comerem apenas doces e chocolate. Não se entende, então, como é que tantos educadores aceitam que a dieta mental das crianças seja composta por desenhos animados, vídeojogos e telenovelas. Com uma "alimentação intelectual" tão carregada de adrenalina, romance, violência e emoção... é natural que esses jovens nunca consigam depois uma vida saudável e equilibrada.»

 

Num dos capítulos mais polémicos, Os Abutres, também afirma: «Os jornalistas alimentam-se hoje quase exclusivamente de cadáveres de reputações, de detritos de escândalos, de restos mortais das realizações humanas. Só a parte morta e apodrecida da realidade é que chega aos jornais.»

 

Acerca dos conhecimentos gerais das pessoas diz  que «aumentou mas é feito de banalidades», dando vários exemplos como «todos sabem que a capela Sistina tem tecto mas ninguém suspeita para que é que ela serve (...); Todos acham que Saddam é mau e Mandella é bom mas nem desconfiam porquê.»

 

Concluindo - depois de explicar que florescem, entres outras preferências actuais, «a pornografia, o cabotinismo, a imitação, a sensaboria, o egoísmo.» - «Não admira que, no meio da prosperidade e abundância as grandes realizações do espírito humana estejam em decadência.  (...) Não se trata de uma decadência, "idade das trevas" ou o fim da civilização como tantos apregoam. É só uma questão de obesidade. O homem moderno está adiposo no raciocínio, gostos e sentimentos. O mundo não precisa de reformas, desenvolvimento, progresso. Precisa sobretudo de dieta mental.»  

 

São excertos de um mail que recebi e do qual me lembrei ao ler e ouvir as notícias dos últimos dias.

Pelos meus olhos e ouvidos só entram palavras como, agressões de adolescentes, adolescentes presos, facadas entre adolescentes, agressões sexuais, assédios, ataques sexuais, violadores de mulheres, violadores de menores, pedófilos, abusadores, mortes por pepinos, mortes por facadas, mortos por estrangulamento, mortos, feridos, corrupção - da pequena e da grande - cartas de condução falsas, recibos falsos, palavras e honras falsas, desvios de dinheiro, roubos - dos pequenos e dos grandes  (e até desses que deixam um país na #&$?@ e falido)...

E só uma pergunta, assim como quem não quer a coisa: E nesse país só os adolescentes é que vão presos? 

Anúncio urgente (num qualquer jornal perto de si) para um país lindo à beira-mar plantado: Precisa-se nutricionista mental. Entrada imediata.

publicado por tresgues às 09:51
link do post | comentar

.mais sobre mim

.pesquisar

.Dezembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
31

.posts recentes

. Em...2016...

. Boas-Festas

. Não!

. O meu pica do sete

. As escolhas de tresgues

. Cenas quotidianas

. Coisas da vida

. As escolhas de tresgues

. As escolhas de tresgues

. Fifi, o malabarista

. Educação diferente. Porqu...

. Bom dia

. As escolhas de tresgues

. Coisas da vida política

. Fifi, o calhandreiro

.arquivos

.links

.subscrever feeds