Quarta-feira, 29 de Junho de 2011

Exame de admissão à carreira...

... de professor? (educare.pt)

Concordo em absoluto. 

É a minha opinião.

Conheço quem fez exame para entrar no Magistério e ainda tenha feito exame para terminar o Magistério. O chamado exame de Estado.

(E ao começar a carreira ainda fez um juramento com a mão em cima duma bíblia qualquer. Pormenores.) 

Conheço quem tenha, pela primeira e única vez, perdido a voz. Tal era a imagem de uma turma desconhecida ali sentada e, mais do que isso, de um júri desconhecido, ali sentado. Todos com caneta (ou lápis... uma pessoa sabia lá) na mão para apontar o mais pequeno deslize - numa aula de Matemática, de iniciação às décimas, cujo tema só podia ser conhecido com menos de vinte e quatro horas da apresentação - e que posteriormente iria ser discutido à grande e... à portuguesa de antigamente - até à exaustão - perante o mesmo júri e perante uma sala cheia.

Aí se aprendeu, com o director escolar e professor de pedagogia, que "seja o que for que te apontem de negativo" defende a tua posição porque até pode ser a mais correcta e o júri não se ter apercebido.

(E num estado fascista... isto até era democracia.)

Não acredito que toda esta panóplia de exigência forme melhores professores - se eles não tiverem "queda" e motivação - mas acredito que de facilitismo em facilitismo nada de bom advém.

(E quem não deve... não deve temer.)

Porque é triste, por exemplo, mesmo "só" por mero e singelo exemplo, ver escrito pelo professor - num quadro qualquer de uma cidade qualquer - "vocês" com "ç" de cedilha.

Não sendo erro de teclado, não sendo um novo acordo ortográfico, acredito também que a culpa não seja deste professor que o escreveu e que depois humildemente se envergonhou perante a classe.

Vamos lá, errar é humano.

Mas alguma coisa é preciso mudar. E não me parece que mais um mestrado, ou mesmo dois e um doutoramento, sejam suficientes.

A mãe deste professor com a antiga quarta classe - aposto - nunca na vida deu semelhante erro. Por exemplo. Só por mero e singelo exemplo.

publicado por tresgues às 16:50
link do post | comentar
comentários:
De Zaza a 29 de Junho de 2011 às 17:22
COntinuas a escrever muito bem e sem erros!!!!
subscrevo tudo o que escreveste
De tresgues a 30 de Junho de 2011 às 11:20
Olhe que não stora, olhe que não.
1 - Quantas vezes já dei por mim de boca aberta e envergonhada (como o outro) de vírgulas muito mal colocadas, de muito má construção de frases e, às vezes, alguns erros (de teclado, claaaro, pfff) ;( em posts mais antigos ou acabados de escrever. Às vezes corrijo, outras vezes, se não é muito grave, não.
("Voçês" é assim um bocadinho mais grave.)
E aqui sempre há o "ciberdúvidas", o "priberam", o "flip"... que é outro luxo. Só que muitas vezes com a pressa esqueço-me desses luxos! (Sou uma pessoa tão simples! O que hei-de fazer? ;))) Ralações.
2 - Quanto ao outro assunto, é claro que não pode ser de outra maneira. A escola está como está devido ao facilitismo que existe em todas as vertentes que, aliás, tem vindo a piorar de há muito tempo a esta parte. Os professores, que remédio têm, senão acatar ordens que, na maioria das vezes, até lhes dão volta ao estômago; os educandos, felizes da vida (agora, porque mais tarde não vão achar o mesmo!) e os E.E. :"Ai que o meu filho fica traumatizado!"
Beijo
PS: (Logo tlfº, ok?)
De F a 29 de Junho de 2011 às 19:34
Estou de acordo contigo, tudo o que expões é tão claro e verdadeiro. Agora, é que quero ver... quem não aceita ser avaliado com Muito Bom porque se acha merecedor de Excelente, só porque lhe dá na telha...
De tresgues a 30 de Junho de 2011 às 11:33
Sem palavras, mesmo.
Mas ó prof.:
- O que é excelente? Quem é excelente?
-EU! EU! (Tudo de dedo no ar! - Aposto.)
Sinónimos retirado da net:
"Excelente: admirável, assombroso, espantoso, estupendo, excelso, formidável, inaudito, magnificente, magnífico, maravilhoso, óptimo, portentoso, sublime, supimpa e surpreendente."
Há pessoas assim! TÃO ASSIM!
PS: Porta-te bem. (O qu'é portar bem, ãnh?) E não te INFILTRES, sff.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

.Dezembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
31

.posts recentes

. Em...2016...

. Boas-Festas

. Não!

. O meu pica do sete

. As escolhas de tresgues

. Cenas quotidianas

. Coisas da vida

. As escolhas de tresgues

. As escolhas de tresgues

. Fifi, o malabarista

. Educação diferente. Porqu...

. Bom dia

. As escolhas de tresgues

. Coisas da vida política

. Fifi, o calhandreiro

.arquivos

.links

.subscrever feeds