Sexta-feira, 27 de Abril de 2012

Sem escolhas

E o que se passa é isto. 

Desabafo de um professor que gostava de ser professor.

 

Reorganização curricular

Sinto que mais uma vez não se pega o touro pelos cornos? É assim a modos como uma pega de cernelha? Porque quanto ao Pré-escolar e ao 1ºCiclo nada de fundamental.

Transição obrigatória no 1º ano? Sim, continua a palhaçada. Planos de Recuperação, Planos de Acompanhamento? Sim, continua a palhaçada. Apoio ao Estudo para todos? Sim, continua a palhaçada com os EE a dizer que sim, que sim, que sim?

27 horas letivas! Sim que ao Apoio ao Estudo vão TODOS, que todos são filhos de gente! PCT? Sim, continua a palhaçada da burocracia. Monodocência coadjuvada, em expressões? Sim, continua a palhaçada? Apoios? Sim, continua a palhaçada da burocracia da articulação e mais planificações e relatórios e relatórios e relatórios dos relatórios, etc.? Das AEC s, do Apoio Educativo, da E. Especial, da coadjuvação, da articulação da atividade A com as restantes, da B com as restantes, das C com as restantes, da D com as restantes?

O 1º Ciclo é assim como um Aterro Sanitário da Educação! Tudo lá vai parar! Tudo quanto existe cai! É a própria gravidade pura! Não há tempo para o essencial! Não há tempo! É tudo Projeto: é o PNL, é o PAM, é o de E. Sexual, é o Ensino Exp. das Ciências, é o de F Cívica, é o de Área de Projeto, é o da CPCJ, é o do Centro de Saúde, é o da Biblioteca Municipal, é o da Câmara Municipal, é o da Proteção Civil, é o da articulação com o 2º Ciclo, é o da articulação com o 3º Ciclo, é o da articulação com o Secundário, é o da articulação com o Pré Escolar, é o da articulação com todos? E depois, planifique lá, faça esquemas e mostre lá como se articula cada um, com cada qual e cada um com as diferentes áreas curriculares disciplinares e com as áreas curriculares não disciplinares, e com as AEC s? E depois registe lá, também, os contatos Informais: com EE, com colegas, com e com e com e com? E depois, avalie lá o que planificou explanando toda a articulação: o que foi conseguido, o que não foi, o que fugiu à planificação, o que adaptou e porquê? O que introduziu e porquê? E depois faça lá umas grelhas com os resultados alcançados, um relatório? Corrido? Também. E já agora uns gráficos? E já agora mais do mesmo, mas, comparativos, período a período, e já agora compare lá com os resultados do ano passado? E já agora passe lá uns Inquéritos e faça lá o tratamento dos dados? E o relatoriozinho corrido? E já agora, não se esqueça de fazer a avaliação de cada atividade do PAA, de outras que surjam e de cada projeto com os seus alunos, pois existem documentos para o efeito?

Folhas para fotocópias, toner, etc. e tal é que não! E já agora, Não se atrevam a dizer que não! Não falo de ouvir falar: falo porque esta é a realidade! NÃO TENHO ESPAÇO, NÃO TENHO TEMPO PARA O ESSENCIAL. Estou farto! GOSTAVA DE SER SÓ PROFESSOR!

 

(via mail - autor desconhecido vs realidade bem conhecida.)

Bom fim de semana.

publicado por tresgues às 08:37
link do post | comentar
comentários:
De Anónimo a 27 de Abril de 2012 às 19:23
Por isso é que os professores só não abandonam o ensino se não puderem. Eu gostei muitíssimo de ser professora no início da minha carreira, e sentia orgulho no trabalho que desenvolvia. Nos últimos anos, contava obsessivamente os anos, meses, dias... que faltavam para poder pedir a aposentação. Se não fosse a burocracia descrita de modo extremamente realista no relato (não há nenhum exagero, se peca é por defeito) e
pelo desinteresse dos EE , ainda hoje gostaria de estar a trabalhar com as "minhas" crianças. Trabalhar é BOM, apresentar dados estatísticos é frustrante!
Haja esperança e muita lucidez!!!
De tresgues a 28 de Abril de 2012 às 08:52
Mais uma achega clara e lúcida - apesar de transformada... (Desculpe, reformada.)

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

.Dezembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
31

.posts recentes

. Em...2016...

. Boas-Festas

. Não!

. O meu pica do sete

. As escolhas de tresgues

. Cenas quotidianas

. Coisas da vida

. As escolhas de tresgues

. As escolhas de tresgues

. Fifi, o malabarista

. Educação diferente. Porqu...

. Bom dia

. As escolhas de tresgues

. Coisas da vida política

. Fifi, o calhandreiro

.arquivos

.links

.subscrever feeds