Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

Só professor? (take 2)

Ser professor passou a ser desrespeitador. Isto é, a sua profissão é 79% (mais coisa menos coisa, segundo a minha avaliação) desrespeitada.

Ao contrário do que acontecia há uns trinta anos atrás. Não foi há tanto tempo assim.

E enquanto a sociedade não souber respeitar, nunca o pode transmitir a uma criança. Até porque mais do que palavras, ela aprende pelo exemplo.

Assim, não me espanta que"estar mais tempo na sala pode não ser sinónimo de mais transmissão de conhecimentos, alerta o relatório, chamando a atenção para outro estudo de 2013 da OCDE que revela que, em média, os docentes passam apenas 79% do tempo a ensinar, sendo o resto do tempo para trabalho administrativo e para  manter a ordem dentro da sala de aula. Portugal volta a ficar abaixo desta média, com os docentes a terem menos tempo para ensinar e a perder mais tempo para garantir o bom comportamento dentro da sala." - CM.

 

E há poucos dias atrás já falei do assunto.

De entre outras conclusões do relatório, esta é das que mais me preocupa.

 

PS: E aqueles 79% podem ser, ainda assim, pouco - relativamente ao tal desrespeito, e muito - relativamente à transmissão de conhecimentos na sala de aulas. E é pena que assim seja. Mas enfim. "Os homens mais respeitados não são sempre os mais respeitáveis" - citação MMarquês - que não resolve a questão. Mas talvez console. E talvez anime. Um pouco. A enfrentar um novo ano. Para quem tem essa sorte. Claro.

 

publicado por tresgues às 10:19
link do post | comentar
comentários:
De Polittikus a 14 de Setembro de 2014 às 19:20
Por vezes sinto-me um velho. Ainda sou do tempo em que ser professor erea ser respeitado por todos e principalmente pelo Governo. Agora são apenas mais uns funcionários públicos a roça um administrativo
De tresgues a 15 de Setembro de 2014 às 08:09
Eu acho que já bastava a um professor ser respeitado como pessoa e como profissional que tenta cumprir, o melhor que pode, o seu trabalho. Não vamos falar de excepções. Existem em todas as profissões. Enquanto assim não for, enquanto a "tal aldeia inteira" que educa uma criança assim não entender, será difícil... BEM EDUCAR a "tal criança". Os esforços não se têm unido a seu favor. Continuo a dizer: tenho pena. Começando pela criança, acabando nos pais e professores, ninguém sai a ganhar. O Governo? Esse ... pffff (por aqui me fico. Pode alguma criança vir a ler este comentário :(...)
De tresgues a 15 de Setembro de 2014 às 08:31

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

.Dezembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
31

.posts recentes

. Em...2016...

. Boas-Festas

. Não!

. O meu pica do sete

. As escolhas de tresgues

. Cenas quotidianas

. Coisas da vida

. As escolhas de tresgues

. As escolhas de tresgues

. Fifi, o malabarista

. Educação diferente. Porqu...

. Bom dia

. As escolhas de tresgues

. Coisas da vida política

. Fifi, o calhandreiro

.arquivos

.links

.subscrever feeds